Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dieta baixa em carboidratos x Redução de gordura no fígado

Um novo estudo clínico foi liberado ligando uma dieta baixa em carboidratos com a redução de gordura no fígado. 

Na verdade, os cientistas compararam a dieta baixa em carboidratos com uma dieta com poucas calorias e encontrou na dieta com pouca caloria um falha grave!

Finalmente: eles entraram com uma hipótese de que talvez, apenas talvez, uma dieta baixa em carboidratos pode ser útil, e os resultados falam por si.

Será um estudo que é realmente a intenção de investigar as vantagens de uma dieta de baixo carboidratos  sem a suposição de que dietas de baixa caloria são melhores?

Ainda assim, mesmo a linguagem utilizada no comunicado da imprensa parece um pouco enganador: "as pessoas em dietas de baixo carboidrato são mais dependentes da oxidação de gordura no fígado para  energia do que aqueles em uma dieta de baixa caloria." Isso soa quase como algo negativo, não é?

Depois de anos e anos se falando em dietas de baixa caloria e baixo teor de gordura, será que finalmente eles estão vendo que as gorduras não são os culpados!?

Uma vez em um estudo se diz: "Em vez de procurar drogas para combater a obesidade e as doenças que se originam da obesidade, talvez a melhora da dieta , não só pode acabar com as doenças como também previnir"

A equipe da UT Southwestern Medical Center, chefiada pelos Drs.. Jeffrey Browning e Shawn Burgess, foi examinar os efeitos da dieta na produção e utilização de glicose no fígado.

Como já sabemos, a glicose e gordura são metabolizados no fígado e convertida em energia para nossos corpos. Glicose pode vir de lactato, aminoácidos, ou a partir de glicogênio (carboidratos alimentos e açúcares).Os dois senhores  Browning e Burgess aleatoriamente separou quatorze adultos com sobrepeso ou obesos, com dietas em baixo carboidratos e dieta de baixa caloria. Depois de duas semanas, eles analisaram os caminhos bioquímicos cada grupo utilizou para fazer a glicose.

O grupo do low-carb obtêm a maioria da glicose do lactato ou aminoácidos, a dieta baixa em calorias tem cerca de 40% de sua glicose dos carboidratos ingeridos. Mas a descoberta realmente interessante foi que, a dieta de baixo carboidrato não tem muito para queimar glicogênio, o fígado começou a queimar gordura para  produzir energia, especialmente a gordura no fígado!

 Os resultados indicam que os pacientes com  a dieta de baixo carboidrato têm maior queima de gordura por todo o corpo."

Isso provavelmente pode ser explicado pelo fígado gorduroso ser "liberado" para fazer um melhor trabalho em remover o excesso de gordura.

Um fígado gorduroso não pode processar insulina efetivamente, reduzindo os carboidratos assim queima a gordura no figado que por sua vez permite processar mais insulina e finalmente reduzir os níveis de insulina e diminuir o acumulo de gordura... ok!)

Perder gordura, como já sabemos, não é apenas uma vantagem estética, mas um benefício para a nossa saúde em geral . Não é que os senhores  Browning e Burgess, felizmente, suspeitam de uma dieta baixa em carboidratos pode pagar dividendos enormes para as pessoas com doença hepática não-alcoólica (NAFLD), que é causada por (surpresa, surpresa) o excesso de gordura no fígado!.

Na verdade, No próximo estudo de Browning e  Burgess analisará os efeitos das dietas de baixo carboidrato sobre o metabolismo do fígado em pessoas com esteatose hepática.