Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Potencialize seu Metabolismo


Bom, como já foi falado em outros posts a importância do metabolismo para quem procura emagrecer, vou tentar passar algumas dicas que ajudaram a acelerar o seu metabolismo e facilitaram a perda de peso aumentando as calorias queimandas mesmo em repouso.


Aeróbicos
Os exercícios aeróbicos aumentam a capacidade de oxigenação do seu corpo, aumentando as mitocôndrias (células que também auxiliam na produção de energia), ou seja, fazem com que o seu metabolismo fique mais acelerado. Uma sessão de aeróbicos pode fazer com que seu metabolismo fique mais rápido durante parte do seu dia.

Aumente sua massa muscular
O corpo gasta muito mais energia para manter sua massa muscular do que para manter tecido adiposo (peso morto). Quanto maior for a quantidade de massa muscular que você conseguir ganhar, mais calorias seu corpo vai queimar para manté-la.

Observação: Independente do seu objetivo for aumentar massa magra ou emagrecer, treine sempre pesado e com intensidade.

Consuma menos gordura hidrogenada

As gorduras hidrogenadas (feitas pelo homem), são absorvidas pelo corpo como gorduras naturais, mas o corpo não têm enzimas que possam quebrar esse tipo de gordura. Dessa forma, as gorduras hidrogenadas não servem como energia e são armazenadas como gordura no tecido adiposo. 

Elimine ou consuma menos alimentos contendo óleos hidrogenados, incluindo óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Os alimentos que contém hidrogenados mais comuns são: margarina, bolachas e salgadinhos de batata.

Consuma Gorduras Boas (Ácidos graxos mono e poliinsaturados)
As gorduras boas são responsáveis pela liberação de hormônios e reparo das membranas das células. Estes processos requerem energia para serem realizados pelo corpo, fazendo com que você acelere o seu metabolismo e aumente a queima de gordura. Elas são achados predominantemente nos óleos vegetais, castanhas, nozes, sementes e peixes

Faça 5 ou 6 refeições diárias
Faça várias refeições pequenas durante o dia com no mínimo de 2h e no máximo 4h de intervalo entre elas para garantir que o corpo receba todos os nutrientes que precisa.

Observação: Não prive seu corpo de nenhum tipo de nutriente, isto só fará seu metabolismo diminuir.

Assim você evita que a energia seja armazenada, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado pois o corpo não vê necessidade de acumular gordura, devido as refeições freqüentes ao longo do dia.

Evite situações de Estresse
Estresse libera o hormônio cortisol, este hormônio é o inimigo numero 1 da massa muscular e do seu metabolismo. Quando ele é liberado, o seu corpo começa a usar o seu tecido muscular como fonte de energia e desacelera o seu metabolismo para conservar energia. A liberação do cortisol funciona como um dispositivo de defesa do corpo, ele só é liberado em situações de estresse e garante que o corpo continue funcionando mesmo em situações críticas.

Como nós não vivemos mais em cavernas e não precisamos fugir de animais selvagens, podemos evitar se estressar por situações bobas do dia-a-dia e assim manter o seu metabolismo funcionando a toda velocidade.

Suplementação
Existem no mercado diversos produtos destinados a aumentarem a TBM. Entre eles existem os termogênicos, o chá verde/chá branco, café, pimenta entre outros. Todos eles ajudam no processo, mas não fazem milagres, o que realmente faz diferença é cuidar da alimentação.

Até a próxima!