Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Músculos não sabem contar

Uma teoria um tanto quanto simples, mas que muitas vezes quem esta iniciando um treinamento de musculação não compreende o porque daquelas quantidades de séries e por que um número "X" de repetições.

Músculos não sabem contar...
O que o professor espera ao lhe dar uma planilha é que ela seja suficiente para lhe causar fadiga - falência total - da musculatura que está sendo trabalhada, pois é essa fadiga que é o estímulo primordial para que o músculo de desenvolva.


Se não há fadiga, não há motivo pela qual o músculo tenha que se adaptar, porque a priori, apesar de exercitado, o fato de não levá-lo ao limite faz com que o organismo não sofra o mesmo "dano" metabólico e estrutural que o obrigue a se remodelar de forma a sofrer menos interferencia na sessão seguinte de treinamento.


O músculo cresce e fica mais forte devido à capacidade do organismo de "perceber" que foi levado até a fadiga completa, mensagem que é interpretada da seguinte forma: vou me modificar para que possa suportar este nível de fadiga e ainda deixar um potencial de reserva - assim como todas as outras funções do corpo. Todo o organismo tem uma capacidade funcional de reserva: o coração aumenta a frequencia cardíaca quando solicitado porque precisa bombear mais sangue, os rins aumentam o ritmo de filtração glomerular quando necessário porque sua função é filtração, o tubo gastrointestinal aumenta ou diminui o peristaltismo.

O músculo aumenta em volume e melhora sua maquinária neurológica e contrátil ficando mais forte e mais resistente - porque a função do músculo é contrair! A diferença é que tudo o que falamos antes nós não controlamos e o músculo sim: o músculo depende do nosso comando voluntário para poder atingir sua capacidade funcional de reserva e dessa forma depende de nossa vontade para ser estimulado da forma ideal, portanto, desenvolveremos se essa for a nossa vontade.

Aprendi também como é que se faz para ganhar força: Esgotando a capacidade de determinado grupo muscular, o próprio Arnold já dizia, "quando sinto o músculo queimar, é hora de fazer mais duas repetições", aprendi que não existe abdomen bonito se não treinamos membros inferiores...
  
A mente pára antes...
Quantos de vocês eu estavam fazendo um exercício e esta com um número de repetições muito focado na mente, o seu corpo entende que quando chegar naquele estágio você estará fadigado e mandará o sinal para o seu corpo, então pense sempre nisto a mente para antes,  porque de fato, diferente de todos os outros sistemas do organismo, o sistema músculo-esquelético não dispõe de um drive que o leve até seu limite, depende da nossa ordem para fazê-lo...

Qualidade do treinamento
A coisa mais difícil do mundo é admitir a própria ignorância, e quando falamos em fazer exercícios, todos sem exceção acham que sabem o que estão fazendo e ficam anos e anos pondo a culpa em não ter tempo, em não ter suplementos no volume adequado, em não ter uma boa sala de pesos, começam a querer apelar para esteróides e hormônio do crescimento como se um ml de óleo ou de uma proteína diluída fosse fazer o mesmo efeito que anos de um bom treino com uma metodologia precisa e adequada.
  • Pensem nos treinamentos que estão fazendo. pensem se têm atingido o máximo que são capazes de fazer, se treinam sozinhos, é algo dificílimo de se atingir...
  • Existe uma diferença nítida entre quem usa o aparelho e quem só ocupa o aparelho, pensem bem quem são vocês.
  • Pensem se vocês tem chegado à academia e de fato treinado, ou se simplesmente têm cumprido uma planilha e pensem ainda se tem realmente usado os aparelhos ou se têm simplesmente os ocupado.
Grande Abraço