Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mente Feminina


Tema essencial para ser absorvido por aquelas que realmente pensam em mudar seus conceitos e pretendem começar a treinar pesado de verdade.

"Não acredito que existam diferenças na forma como homens e mulheres devem treinar."

Por: Dr.Michelle Ritzmann (Michi Ritz) 

Engraçado como há anos, muito antes de começar a escrever esta série exclusiva para o site Treino Pesado, venho tendo dificuldade em escrever algo específico para o público feminino. Sempre me deparo com um ponto crucial, que me limita no que poderia vir a escrever:

Penso que homens e mulheres devam treinar de forma semelhante, e falo isso em relação à intensidade, volume, séries e métodos de treinamento. Certamente, muita coisa do que escreverei aqui também se aplica ao treinamento masculino.

Os exercícios estimulam de forma semelhante os dois organismos do ponto de vista fisiológico e químico, os mecanismos de alavanca são os mesmos, a constituição das fibras musculares também, o estímulo que o exercício gera no organismo leva ao mesmo processo de hipertrofia, vascularização e ganho de densidade muscular, então, porque poderíamos pensar em treinamentos distintos?

Pensamos sim, em prioridades musculares diferentes, cada qual buscando aprimorar grupamentos que julga serem mais importantes. Nós, mulheres, costumamos focar, é claro, em grupamentos que consideramos chaves como pernas, glúteos e abdomen.

Já os homens tendem a dar mais ênfase aos grupamentos de membros superiores.
Venho me deparando freqüentemente com a mesma situação:
  • Amigas e conhecidas me pedindo dicas sobre como conduzir seus treinamentos, insatisfeitas com os resultados que vêm obtendo. Mostram-me suas rotinas pedindo uma orientação, achando que o problema é a maldita série que o instrutor da academia passou.

E por incrível que pareça, na grande maioria das vezes, acho as séries até muito bem elaboradas e completas. E aí chego a um ponto crucial:
  • Porque então os resultados não aparecem na velocidade desejada? 
  • Por que então, são tão poucas as mulheres que estão realmente extraindo o máximo de seus treinamentos e apresentando ganhos expressivos?

É inegável a grande desvantagem hormonal que acompanha a mulher
A presença do principal hormônio feminino (estrogênio - nosso maior vilão) e sua oscilação mensal é o grande responsável por tornar a mulher mais propensa a um percentual de gordura mais alto, maior retenção hídrica, além dos lindos culotes, estrias e celulites que insistem em nos atormentar.

O estrogênio leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo feminino.
Para completar a situação, não produzimos nem 20% da testosterona que os homens produzem e isto implica sem dúvida nenhuma em uma maior dificuldade de ganho de massa muscular e queima de gordura.

A testosterona é o mais importante hormônio masculino e possui um incrível efeito anabólicono tecido muscular , além de acelerar o metabolismo basal como um todo.
No sangue esta produção é constatada normal quando, no homem adulto, os níveis se encontram entre 300 e 1.000 ng/dL (nanogramas por decilitro). Na mulher, esta taxa não ultrapassa os 80ng/dL.

Dica: Nós devemos nos dedicar duas vezes mais nos treinos para conseguirmos resultados significativos e semelhantes.Não nesta hora em que mais dói, onde aquelas últimas repetições farão toda a diferença, quando o teu corpo luta contra você, querendo parar.
Como podemos perceber, a natureza trabalha contra nós a todo momento. Somos desfavorecidas duplamente: pela presença maciça de estrogênio e pela quase ausência de testosterona.

E para que estou falando tudo isso?
Certamente, não para te desanimar, mas sim, para mostrar que existem fatores que não podemos controlar, como é o caso da natureza hormonal feminina. Por outro lado, existe um segundo fator, e o mais importante de todos, que temos como manipular e intervir para obtermos os melhores resultados possíveis.

A grande verdade, e demorei muito tempo para perceber isto, é que o grande fator que limita os ganhos femininos expressivos, é a forma como a mulher naturalmente se posiciona diante de um treinamento árduo; a forma como ela instintivamente tende a reagir diante do esforço e da dor física.
  • A postura mental necessária para um treino realmente intenso poucas vezes existe naturalmente na mulher.
  • A sensação de estarmos exaurindo o nosso organismo, castigando-o com um trabalho árduo, onde você percebe que todo o seu corpo implora para que pare, e mesmo assim você continua... isso definitivamente não é da natureza feminina.
  • A dor do esforço físico não nos é comum.
  • Somos educadas desde cedo para nos sentirmos delicadas e frágeis e isso nos acompanha inconscientemente durante toda a vida.
  • É um fator cultural, histórico, e a sociedade insere automaticamente esta mentalidade dentro de nós desde cedo.

Não me entenda mal, acho essencial a mulher ser doce, delicada e feminina, mas temos que esquecer de que somos mulheres da porta da academia para dentro

Temos que treinar como homens para estarmos desafiando constantemente nossos próprios limites.Poucas vezes me deparei com mulheres que entendessem o que significado de se realizar uma série ao ponto de se sentirem totalmente nauseadas.

Este processo de auto-superação é uma reeducação comportamental trabalhosa, que exige muitadeterminação e disciplina. Aprender a superar os seus limites físicos, sentir a dor muscular e não sentir pena de si mesma, continuar enquanto seu corpo inteiro implora para que pare... Isso sim são posturas diante do treino que fazem toda a diferença.
Saiba que nosso corpo é muito preguiçoso e fará de tudo para nos fazer desistir. Um bom treino dói, dá muita vontade de chorar sim, mas nada de ter pena de você mulher!
  • É a sua mente que te domina, que te manda continuar quando o que você mais quer é parar.
  • O teu limite vai muito além do que você sequer pode imaginar.

Sempre dei muita importância ao equilíbrio psíquico que um treino intenso exige de seu praticante. Mais do que o simples preparo físico, temos que ter um bom domínio psicológico para estarmos sempre rompendo barreiras e limites.
Lembre-se, da próxima vez que entrar numa academia, chegue com uma postura mental vencedora, com uma vontade de fazer hoje um pouquinho melhor do que fez ontem.
Execute as repetições até a falha, não simplesmente para se livrar do peso, mas concentrando-se no movimento, fazendo doer, sentindo a musculatura ser trabalhada.

Não se poupe, não tenha medo de fazer doer.
Com esta mentalidade assimilada e enraizada dentro de você, perceberá transformações não só físicas mas também internas, decorrentes da autoconfiança e melhora da auto-estima que acompanham todo o processo. É um grande exercício de superação e autocontrole, que naturalmente, começarão a se transferir para outras esferas de sua vida.

Pode acreditar, você só tem a ganhar!

Nota: Mais sobre o excelente trabalho da Michi você vai encontrar nesse link: http://www.michiritz.com/