Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Lei da Consolidação

Bom, hoje vou falar um pouco sobre o famoso efeito sanfona. Normalmente quando estamos em um período de aumento de massa muscular ingerimos um grande quantidade de calorias. Quando chega o momento da definição na maioria das vezes simplesmente cortamos de maneira brusca e repentina as calorias da nossa dieta, mas a pressa é inimiga da perfeição.

Nosso corpo funciona mais ou menos desta maneira:


Se o corpo tá acostumado com uma quantidade X de calorias, se aumentar repentinamente pra 2x, ele não vai conseguir "queimar" tudo e armazenará. Por outro lado, se diminuir essas calorias repentinamente, o corpo vai buscar energia dos próprios músculos.


A solução para este dilema é o período de Transição-consolidação de massa muscular.

Agora vamos esclarecer as coisas!

"Se vc não manter o peso , um tempo para "consolidar", creio que acontece o famoso "efeito sanfona" que os gordinhos que se matam em dieta reclamam que ganham tudo de novo depois."

A Lei da consolidação, vale para o ganho de massa e também para a perda de gordura.

Ela diz o seguinte:

Se você levou 1t (1 tempo, que pode ser 3 meses, 6 meses, enfim) se você levou 1t para ganhar musculo ou perder gordura, presisará de + 1,5t cuidando direitinho e mantendo para consolidar o resultado.

Entao, se você levou 2 meses para atingir tal resultado, precisará de + 3 meses para consolidar, o que dá 5 meses no total. Mas quanto mais tempo vc conseguir consolidar, maior é o percentual de consolidação agregada a seu estado original terá.

Isso ocorre porque o corpo quer recuperar a gordura perdida e depois quando ele identifica a pessoa comendo mais aumenta sua capacidade de reter gordura nos adipócitos como sistema de defesa e prevenção para uma nova onda de fome. (período de definição / cutting)

A perda de massa muscular não consolidada ocorre primeiro porque o corpo nao vai carregar uns 40cm de braço se o cara não usa muito e exige desse braço, tampouco se o cara não come proteínas suficientes e sobrando para isso, quando o corpo detecta que o cara usa menos força, come menos nutrientes ou ambos ele se livra do peso extra em musculos porque os musculos gastam muita energia.

Tendo em mente essa teoria, fica facil vocês não ficarem culpando o corpo por parar de crescer, a hora que ele parou de crescer significa que está consolidando e vc pode não ganhar volume nessa fase mas ganha densidade, fibras diferentes, e também fica fácil vocês entenderem que todo o déficit calórico de uma semana pode ser supercompensado em apenas 1 dia e por esse motivo é que a maioria do pessoal não consegue ficar no bf (percentual de gordura) baixo porque é dificil consolidar nos dias modernos de hoje com tantas guloseimas e tal.

Observação: Se você ficou em dieta a semana toda e final de semana comeu aquela besteirinha e te fez recuperar o peso perdido em gorduras durante a semana, porque o corpo ainda não está acostumado a ficar sem aquele déficit calórico, necessitando do período de transição.