Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Metabolismo

Ele é o responsável pelas transformações que acontecem em nosso corpo, ele pode afetar diretamente a sua forma física ganhando ou perdendo peso.


"É o conjunto de alterações físicas e químicas que ocorrem no organismo. A transformação do alimento em energia, a formação de novos compostos como hormônios e enzimas, o desenvolvimento dos ossos e do tecido muscular, a destruição dos tecidos do corpo e outros processos fisiológicos fazem parte do metabolismo"


De forma mais simples, metabolismo é a taxa de calorias que o corpo queima para se manter vivo. É a energia (medida em calorias) gasta pelo corpo no descanso para manter as funções normais. Esse trabalho contínuo abarca mais de 60-70% das calorias que usamos e inclui o batimento cardíaco, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.

Seu IMB é influenciado por inúmeros fatores, como idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.

Devido a intensa atividade de divisão celular, o jovem tem metabolismo mais alto (rápido). Por outro lado, um sujeito alto e mais pesado tem acelerado seu metabolismo também. Por causa da alta porcentagem de massa magra no corpo masculino, homens têm geralmente um IMB 10-15% mais rápido que as mulheres.

Quando você está numa dieta tradicional e restritiva, seu IMB pode cair até 20%. Pessoas que vivem em ambientes tropicais ou muito frios têm IMB de 5-20% mais alto do que aqueles que vivem num clima temperado. Geralmente, dependo da intensidade e duração, o exercício também pode elevar seu IMB.

Observação: Ingerir só alimentos com baixo teor calórico não é eficaz para o emagrecimento, pois no ínicio o corpo vai estar com um metabolismo alto e haverá perda de peso, mas com o passar do tempo o metabolismo baixa e a dieta passa a não surtir mais efeito, isto acontece porque o corpo tem um mecanismo de defesa que entede que que se a oferta de alimentos ou água esta baixa é preciso acumular.

Abraços