Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Difinição do Abdomen

Para muitos, principalmente os homens, a definição do abdomên é visto como um troféu, devido ao trabalho árduo para adquiri-lo e mantê-lo.
Segue abaixo algumas informações úteis para auxiliá-lo a conseguir o abdomên que tanto deseja.

Então, Como secar? Como ficar com um abdômen sarado?

Isso depende do quanto de gordura você tem escondendo a sua musculatura, para começar a aparecer um abdômen legal, você deve estar abaixo dos 10% de gordura para homem e abaixo de 16% para mulheres aproximadamente. (Isso depende muito do protocolo que seu avaliador poderá usar, e dependendo do protocolo os valores alteram bastante, então o correto é sempre usar o mesmo protocolo e avaliador)



Como chegar a 10% de gordura?
O padrão considerado saudável para o homem é cerca de 15% de gordura e para a mulher cerca de 23% de gordura, (seria bem interessante você fazer uma avaliação física para determinar qual é o seu percentual), mas isso falando-se em saúde. Para a estética, esses o percentual de gordura deve ser menor para apresentar uma musculatura mais definida, então para esse fim é necessário baixar o percentual para 10% ou menos para homens e 16% ou menos para as mulheres.

Observação: Se você está acima dos valores considerados saudáveis, você precisará de no mínimo 1 ano contínuo de treino e dieta para ficar definido, quanto maior o seu percentual maior o tempo que vai levar para você atingir o resultado que você deseja.

E depois dessa visualização, como saber quais exercícios escolher?

Para você modelar seu corpo, a melhor atividade é a musculação, de preferência de segunda a sexta, e de 3 a 4 vezes por semana depois da musculação você vai fazer um aeróbico na esteira elétrica.

Faça um treino de musculação de aproximadamente 40-50 minutos que priorize repetições mais altas e tempos mínimos de descanso, dessa forma você treina mais grupos em menos tempo e ainda por cima trabalha sempre com os batimentos cardíacos mais elevados, é uma espécie de musculação que prioriza o cardiovascular e acaba queimando muito mais calorias e por conseqüência gorduras do que a musculação convencional.

Depois da Musculação vá para a esteira e faça mais 25-30 minutos de corrida a uma intensidade de aproximadamente 75% da sua Freqüência Cardíaca Máxima.

Dicas: Para conquistar os “gominhos” antes de mais nada é preciso ter massa muscular no abdômen e para isso você precisa de um treino de hipertrofia como já falamos acima, mas de nada adianta massa muscular se ela está escondida embaixo de gordura corporal. E o único jeito de definir o abdômen é através de dieta e aeróbicos para baixar o índice de gordura corporal.

Você não vai conseguir definir o abdomen apenas fazendo abdominais clássicos na maioria das vezes indicados pelos instrutores de academia. O que vai facilitar muito a sua vida, é a sua genética, pessoas com menos gordura corporal na região do abdômen podem se concentrar mais na parte da hipertrofia e somente controlar a dieta para não acumular gordura nessa região.

Aos pançudinhos que desejam um abdômen definido, se concentrem em uma dieta para perda de gordura com o auxílio de aeróbicos pelo menos 3 vezes na semana. Sem esquecer do treino de hipertrofia.

Exemplo de exercícios para hipertrofia do abdômen


- Puxada na polia alta

Execução: Coloque a corda no suporte do pulley, pegue um colchonete e posicione em frente do pulley, agora ajoelhe-se no colchonete e fique de frente como no exemplo. Pegue a corda com as duas mãos e posicione de forma que os pulsos fiquem contra a cabeça, agora é só tentar abaixar o corpo com a coluna imóvel deixando os músculos abdômen fazer o trabalho.

- Abdominal com pesos
Execução: abdominal normal, porém com pesos e em cima do banco. Posicione-se no banco de modo que a sua cabeça fique pra fora do mesmo e os pés em cima como apoio. Utilize um haltere leve e segure com as duas mãos atrás da cabeça e faça o movimento normal do abdominal. Utilize uma carga que você consiga realizar no máximo 20 repetições, faça 4 séries para cada exercício. Dois exercícos são o suficiente para promover a hipertrofia.

Posso fazer exercícios para queima de gordura local, para ajudar na definição do meu abdômen ?

Queima de gordura local é um mito. Você só consegue queimar gordura como um todo. Esqueça produtos e aparelhos milagrosos, nada melhor que o bom e velho aeróbico.

Quantos dias por semana eu devo treinar o abdomên ?
Apesar do abdomên ser como qualquer outro músculo a sua capacidade de se recuperar é bastante alta, você pode treinar no máximo 3 vezes por semana, sempre dando no mínimo 24h de descanso para o músculo se regenerar.

Quantos dias por semana eu devo treinar o abdomên ?

Apesar do abdomên ser como qualquer outro músculo a sua capacidade de se recuperar é bastante alta, você pode treinar no máximo 3 vezes por semana, sempre dando no mínimo 24h de descanso para o músculo se regenerar.


Qual é a melhor maneira para reduzir a gordura abdominal ?
Não existe nada milagroso quando a questão é abdomên. A melhor meneira, como já foi falado, é uma dieta equilibrada e aeróbicos.